Aulas de Nivelamento em Matemática e Língua Portuguesa |
É notório que a realidade educacional brasileira atual apresenta problemas particularmente no ensino médio, havendo reflexos na formação universitária. Diante deste panorama atual da Educação Básica, é possível dizer que o estudante ingressa no ensino superior com uma base que é peculiar a cada pessoa, tendo em vista as diferenças individuais. Esta variabilidade, certamente, constitui-se em evidência que precisa ser considerada na organização e desenvolvimento das ações curriculares face aos objetivos do êxito acadêmico desejados. Esse fato nos leva a refletir sobre formas de melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, diminuir a desigualdade cultural e social dela decorrente. Não nos cabe aqui apresentar considerações sobre a importância do estudo da Matemática e da Língua Portuguesa para os concluintes do Ensino Médio, mas nesse mister, vale salientar que o ensino dessas disciplinas se torna tão indispensável que compõem alguns currículos de graduação, contempladas nos primeiros semestres de várias graduações da Associação Comunidade Educacional. Tais ofertas não esgotam a questão, mantendo-se ainda a necessidade de suporte complementar quanto aos ensinamentos do ensino médio, principalmente precedendo as disciplinas obrigatórias dos currículos de graduação. Corrobora ainda tal necessidade a manifestação constante dos coordenadores e professores quanto à carência na formação básica dos discentes. Trata-se de uma posição consensual que a deficiência principalmente em Língua Portuguesa e em Matemática dificulta o processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, devido a sua importância, a Associação Comunidade Educacional prevê nas suas diretriz institucional a execução de Aulas de Nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática, para fins de suporte a prática docentes superior e de sua otimização. |
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